Perguntas Frequentes
Selecione as questões abaixo:
Vazamento no botijão antes de conectar o regulador
Caso você perceba que seu botijão está com vazamento de gás, faça o teste com água e sabão antes de conectar o seu regulador de gás. Prepare uma mistura de água com sabão e aplique na região da válvula e plugue de segurança. Caso apareçam bolhas é porque há vazamento. Evite faíscas e ligar ou desligar equipamentos elétricos. Ventile o ambiente abrindo portas e janelas. Se possível, retire o botijão para um ambiente externo.
Solicite assistência técnica Fogás através do 0800 709 9292 . O seu botijão será substituído.
Vazamento no botijão depois de conectar o regulador
Você comprou seu botijão de gás e sentiu o odor característicos de gás?
Para ter certeza do vazamento, faça o teste aplicando uma mistura de água com sabão na região da válvula da botija onde está fixado o seu regulador. Caso apareça bolhas é porque há vazamento.
Evite faíscas e ligar ou desligar equipamentos elétricos. Ventile o ambiente abrindo portas e janelas. Retire o botijão para um ambiente externo.
Solicite assistência técnica Fogás através do 0800 709 9292.
Nunca utilize sabão em barra para tentar sanar um vazamento. Isso fará com que o cheiro do gás seja retirado, mas o gás continuará vazando.
O gás está pretejando o fundo das panelas
O Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como gás de cozinha, queima em sua totalidade e não forma fuligem quando queimado na proporção correta de combustível e oxigênio.
Quando a mistura fica fora do especificado a chama fica amarela e forma monóxido de carbono, que é fumaça preta. Logo, a chama fica amarela quando as bocas do fogão estão entupidas ou quando o gás na botija está chegando ao fim.
Faça uma limpeza nos queimadores e injetores do seu fogão para liberar a passagem de gás e ar para que a mistura volte à proporção correta. Assim suas panelas não ficarão pretas.
Vazamento no regulador ou na mangueira
O regulador e a mangueira fazem parte de conjunto de ligação do seu fogão. São peças distintas que possuem prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Os pontos de vazamento podem ser na conexão do fogão com a mangueira, na parte atrás do fogão, na conexão da mangueira com o regulador, e na conexão do regulador com a botija. Ao identificar um vazamento nessas conexões, desconecte o regulador imediatamente e adquira um novo conjunto de ligação com o seu revendedor mais próximo, na Fogás através do 0800 709 9292 ou em lojas especializadas. Escolha sempre produtos aprovados pelo Inmetro e com a marca da NBR estampadas nessas peças. Evite faíscas e ligar ou desligar equipamentos elétricos. Ventile o ambiente abrindo portas e janelas.
Vazamento no fogão
Vazamento no fogão podem acontecer na saída do gás que fica atrás do fogão, nos queimadores ou no forno. Nesses casos, desligue o registro de gás da botija e os queimadores do fogão de imediato. Evite faíscas e ligar ou desligar equipamentos elétricos. Ventile o ambiente abrindo portas e janelas. Entre em contato com a Assistência Técnica do fogão. Recomendamos não voltar a utilizar o fogão até que o problema seja resolvido.
Botijão suando ou congelando
O seu equipamento está consumindo mais gás que o botijão pode suprir, será necessário aumentar a vazão da central de gás que você está usando para poder atender o seu consumo. Considere usar cilindros de 45kg ou gás a Granel para suprir a demanda do equipamento. Botijões suados não oferecem riscos significativos de segurança.
Solicite assistência técnica no 0800 709 9292.
Botijão conectado mas não acende
Você acabou de trocar seu botijão de gás, mas o queimador do seu fogão não está acendendo? Apesar de estar conectado na sua botija, o regulador não acionou a válvula e não liberou o gás. Neste caso, você precisa solicitar Assistência Técnica através do 0800 709 9292 para que o técnico analise a situação.
Se o problema for no seu regulador de gás, não tente fazer você mesmo esse conserto. Você precisará adquirir uma nova peça com o seu revendedor mais próximo, na Fogás ou em lojas especializadas.
Se o problema puder ser resolvido no local, o técnico liberará a botija para uso. Caso contrário, a sua botija será substituída. Mas somente o técnico pode fazer essa avaliação.
Botijão abaixo do peso
O sistema de enchimento dos botijões Fogás garantem a quantidade efetiva de gás, ressalvadas pelas determinações da Portaria INMETRO nº 225/2009. Recomendamos a compra do botijão de gás exclusivamente em revendas autorizadas pela ANP ( Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e que os botijões estejam devidamente lacrados. Somente isso garante que não houve adulteração do produto até a chegada em sua residência. Todas as revendas autorizadas Fogás possuem balanças a disposição dos clientes para verificação de peso.
Regulador com ruídos
É normal algum nível de chiado no regulador de gás do botijão. Contudo, se o nível de chiado for acima do usual, substitua o regulador por outro novo. A botija de gás não promove chiados elevados. Não tente fazer você mesmo esse conserto no regulador de gás e nem adquira reguladores de segunda mão. Adquira uma nova peça com o seu revendedor mais próximo, na Fogás ou em lojas especializadas. Assegure-se que seu regulador é aprovado pelo Inmetro e possui a marca da NBR estampada na peça. Tanto o regulador quanto a mangueira possuem validade de 5 anos a partir da data de fabricação.